Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP, Doutoramento na FEUP, com a tese intitulada “Análise do Comportamento Dinâmico de Componentes Estruturais sob Solicitações Generalizadas”. Atualmente é docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), escola do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e investigador do Laboratório de Ótica e Mecânica Experimental do INEGI/FEUP. Esta unidade de investigação encontra-se integrada no LAETA.
É o diretor da Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel do ISEP.
Tem uma vasta experiência em experimentação e na utilização das técnicas de Mecânica Experimental, quer pela via do ensino, onde é o responsável pelos laboratórios de análise experimental de tensões do ISEP, quer pela realização de trabalhos para a indústria, em prestação de serviços e transferência de tecnologia. Nesta área coordenou vários projetos para verificação e certificação de estruturas de veículos de transporte de carga e passageiros, principalmente estudando a resposta ao impacto e capotamento. É também especialista no estudo do comportamento de estruturas sob solicitação de impacto, assunto em que tem várias publicações internacionais e participação em projetos nacionais e internacionais.


A validação experimental na indústria automóvel nacional - Construtores de Carroçarias
The experimental validation in the domestic automotive industry - bodywork and chassis manufacturers

A indústria da fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques em Portugal é fortemente exportadora, sendo líder de mercado em alguns sectores. O carroçamento de veículos pesados de passageiros exige homologação, em alguns casos requer a aplicação do regulamento nº66 da UNECE. O ensaio de capotagem é normalmente aplicado para a verificação da resistência da superestrutura e sua integridade na manutenção de reserva do espaço residual de sobrevivência de ocupantes. O registo da preservação deste espaço residual durante o ensaio é realizado com o recurso a câmaras de vídeo de alta velocidade e placas testemunho. Ainda que a aplicação do regulamento nº66 em Portugal esteja a dar os primeiros passos, já mostrou a sua valia e importância.

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