Iñigo Losada é diretor de investigação do Instituto de Hidráulica de Cantabria (IH Cantabria) e Professor Catedrático da Universidade de Cantabria, Espanha. É doutor Ingeniero de Caminos Canales y Puertos pela Universidade da Cantábria e Ph.D. em Engenharia Civil pela Universidade de Delaware (USA), onde trabalhou como investigador no Center for Applied Coastal Research de 1989 a 1992. Foi investigador responsável de um grande número de projetos de investigação do plano nacional Espanhol, da União Europeia e de outras agências de investigação internacionais. Além disso, já dirigiu mais de 50 projetos para as Nações Unidas, Banco Interamericano de desenvolvimento, Conselho da Europa, empresas e administrações públicas, nacionais e internacionais. Entre 2008 e 2011 foi coordenador da área de Engenharia Civil e Arquitetura da Agência Nacional de avaliação e prospetiva (ANEP), do então Ministério da Ciência e Inovação. É diretor de investigação da infraestrutura tecnológica Singular "Cantabria Coastal and Ocean Basin".


Modelação Experimental-Numérica Combinada em Engenharia Costeira e Portuária
Combined Experimental-Numerical Modelling in Coastal & Harbour Engineering

A engenharia costeira e offshore tem vindo, tradicionalmente, a basear os seus projetos na análise experimental em canais e tanques de onda-corrente, que deram lugar a formulações semi-empíricas que têm sido utilizados profusamente, com as respetivas incertezas associadas aos possíveis efeitos de escala ou à sua aplicação fora do intervalo experimental para o qual foram desenvolvidas. Paralelamente, a modelação numérica baseado em diferentes tipos de equações tem evoluído, permitindo ampliar o seu espectro de análise como um complemento à análise experimental em laboratório. No entanto, nos últimos anos, a necessidade de reduzir os riscos, incertezas e custos gerou a necessidade de melhorar as nossas capacidades de análise. Com esse fim, várias disciplinas têm conseguido avanços relevantes na hibridização da modelação física e numérica. Nesta palestra é dada uma visão geral dos últimos avanços em direção a hibridização da modelação experimental em laboratório com a modelação numérica e as observações em protótipo, com vista à melhoria das capacidades de projeto e da redução dos riscos em infraestruturas costeiras e offshore.