Investigadora Coordenadora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Diretora do Departamento de Geotecnia do LNEC e Presidente do Conselho Científico do LNEC. A sua atividade profissional tem sido repartida por atividades de investigação, de consultoria e de docência, pela emissão de pareceres, pela realização de peritagens e ensaios especializados. Desenvolveu atividade de investigação nos domínios de gestão de risco de obras geotécnicas, comportamento e segurança de barragens de aterro, análise dinâmica de barragens de aterro, erosão interna, obras de contenção hidráulica, estudo de rochas brandas/solos rijos e de solos não saturados e estudos fundamentais sobre agregados leves de argila expandida mediante uma abordagem geotécnica. Publicou cerca duas centenas  de artigos científicos e técnicos.


A determinação de parâmetros geotécnicos em face das incertezas do terreno
Evaluation of geotechnical parameters considering the ground uncertainties

Nos terrenos naturais ou alterados pelo homem, os materiais não são produzidos mas encontrados in situ, pelo que os valores das suas propriedades têm que ser determinados para cada projeto, utilizando ensaios apropriados. Uma investigação detalhada, com base em resultados de ensaios, pode produzir uma informação mais precisa e completa do que a pura análise estatística, especialmente relativamente a tendências sistemáticas ou pontos fracos das distribuições espaciais. Para estes materiais, um importante elemento da sua fiabilidade estrutural é a extensão da investigação, a qual é de difícil quantificação.
Especificamente, na determinação das propriedades dos terrenos, através da consideração de parâmetros geotécnicos e dos seus valores característicos, utilizam-se diretamente os resultados dos ensaios ou deduzem-se estas propriedades (designando-se por valores deduzidos) com base em correlações, teóricas ou empíricas, estabelecidas a partir de outros dados relevantes. O valor caraterístico de um parâmetro geotécnico deve constituir uma estimativa segura do valor que afeta a ocorrência do estado limite e basear-se em resultados de laboratório e de campo, complementados pela experiência credível, tendo em conta os seguintes aspetos: a informação geológica disponível, a variabilidade dos valores das propriedades medidas, a extensão da prospeção geotécnica, o tipo e o número de amostras, a extensão da zona do terreno capaz de afetar o comportamento da estrutura geotécnica para o estado limite em consideração e a capacidade da estrutura geotécnica transferir cargas das zonas mais fracas para as zonas mais resistentes do terreno.
Apresentam-se nesta conferência os aspetos mais relevantes e as incertezas a considerar na determinação dos valores característicos dos parâmetros geotécnicos.

PALESTRA