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Professor Catedrático Aposentado de Projeto Mecânico e Materiais Estruturais do Departamento de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Investigador integrado no LAETA-IDMEC, Instituto de Engenharia Mecânica no Centro de Projecto Mecânico. Doutor em Ciências Mecânicas na Université de Technologie de Compiègne, França (1982) e a Agregação em Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico (1995). Professor Visitante na École Centrale de Paris, França (1991). Coordenador da Licenciatura em Engenharia Mecânica no IST (1997-1998). Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica (2003-2007), Coordenador Científico do Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais e Superfícies (2002-2007), Membro e Vice-Presidente do Conselho de Escola do IST (2009-2013) e coordenador do programa doutoral conjunto em Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção, entre o IST da UTL, FEUP e a UM. |
O estudo dos danos por fadiga em componentes mecânicos e estruturas metálicas, tem especial relevância uma vez que tem influencia na vida útil sendo da responsável pela maioria das falhas estruturais registrados. Embora seus mecanismos tenham sido objecto de investigação contínua, a necessidade crescente de uma maior expectativa de vida dos equipamentos aliada á necessária redução de peso, forçou a compreensão do comportamento dos materiais sob números de ciclos de carga elevados, também conhecido na literatura como Very High Cycle Fatigue (VHCF) ou GigaCycle Fatigue. Esse campo de investigação, que estuda o comportamento mecânico de materiais em fadiga para mais de 10E7 ciclos, tem vindo a ganhar notoriedade, em grande parte devido ao aparecimento de máquinas para testes de fadiga com actuadores piezo-electricos (ulta-sons), trabalhando em 20 kHz e também devido à inovação em equipamento de aquisição e controle capaz de manusear sinais em frequências muito elevadas. |
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