Prof. Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP onde é responsável pelas disciplinas de Física: Mecânica 1, Mecânica Experimental, Ergonomia e Biomecânica do Corpo Humano. É investigador do INEGI desde a sua fundação e diretor do Laboratório de Ótica e Mecânica Experimental - Obteve o seu Doutoramento na FEUP em 1995 e os seus principais interesses de investigação são: metrologia laser, mecânica experimental e biomecânica, temas em que tem diversas publicações científicas nacionais e internacionais. Presidiu à Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB) de 2010 a 2014, é membro fundador e pertence à comissão executiva do Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP) é Presidente da Mesa da Assembleia da APAET e Presidente da European Society for Experimental Mechanics, EURASEM.


Os novos desafios da Mecânica Experimental na Engenharia e nas Ciências da Saúde
The new challenges of Experimental Mechanics in Engineering and in the Health Sciences

Conhecer em detalhe o comportamento de estruturas e componentes sob a ação as forças exteriores é o principal objetivo da Mecânica Experimental. Esta informação conjuga as leis da física e as condições de utilização para prever o comportamento em serviço e definir limites de segurança. Com o advento de novas tecnologias resultantes da descoberta do computador, do LASER e das comunicações sem fios de alto débito foi possível construir sistemas de medição ajustados aos recentes desafios da monitorização estrutural. Sensores mais compactos e integrados em sistemas de processamento de informação permitem conceber novos sistemas que registam parâmetros importantes e emitem alertas no caso de sobrecargas ou ocorrências anómalas. Atualmente, com o desenvolvimento dos sensores e dos sistemas de recolha e processamento de informação a Mecânica Experimental encontra aplicações que excedem as áreas convencionais da Engenharia tais como no desporto e nas ciências da saúde.
A experimentação em estruturas vivas com geometrias e comportamentos complexos implica a definição de novas abordagens e a criação de equipas multidisciplinares para compreender o comportamento estrutural dos seres vivos. Ao analisar a resposta dos tecidos à ação das cargas e as estratégias seguidas para se ajustarem recolhem-se ensinamentos importantes para a conceção de novos sistemas de Engenharia através do bio mimetismo.
Nesta apresentação são descritos alguns casos que envolvem o estudo do comportamento de estruturas em diferentes contextos, tais como: o desporto, a ortodontia, a prostodontia e a ortopedia. As abordagens utilizadas e os resultados obtidos são descritos mostrando como a Mecânica Experimental dá resposta aos mais recentes desafios da investigação.